quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quando que perdendo você ganha...

O título pode parecer uma brincadeira, mas na realidade está uma máxima da disciplina. Vejamos alguns exemplos:

- Perdendo tempo com livros, revistas e artigos você ganha conhecimento e experiência.

- Perdendo tempo com filhos, no acompanhamento diário, você ganha a confiança, carinho e amor.

- Perdendo peso, quando ele está acima dos parâmetros, você ganha condicionamento.

- Perdendo a oportunidade do revide você ganha a chance de perdoar.

- Perdendo tempo orando você ganha paz e tranqüilidade para superar dificuldades.

Nem sempre ganhado, nem sempre perdendo,mas aprendendo a jogar, como já dizia o poeta. Em nossas vidas precisamos ter muita coragem e personalidade para poder evoluir, mas também muita calma para esperar o momento certo da ascensão.

Estas teorias estão ligadas diretamente com jogadores ainda amadores,os chamados atletas da base. O menino se destaca na sua cidade, todos já o elegem como o novo craque do futebol brasileiro. O problema está quando ele também se convence que o adjetivo já está presente consigo.

Tempos depois se transfere para uma equipe de grande porte, e acaba se esquece de alguns conceitos primordiais para fazer sucesso no mundo da bola; calma, disciplina, humildade e determinação.
Vem a fama, com ela as noitada, bebidas, drogas, belas mulheres e os “amigos”. A conseqüência é imediata, o garoto perde a condição de titular. Daí para o abandono é um pulo, da noite para o dia não tem mais amigos, começa a treinar em separado até chegar o dia da dispensa.

Os clubes precisam melhorar as condições culturais e sociais dos garotos, precisam dar consciência para os seus jovens jogadores que uma simples atitude podem alterar todo um futuro promissor.